domingo, 6 de abril de 2014

Oração feita no silêncio do Retiro em Taizé Alagoinhas


     Senhor, estou aqui! Quero dar liberdade para Ti em minha vida. Como dissestes a Jeremias: “O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas”. Eu sou a argila nas tuas mãos, Tu me convidas a deixar-me moldar, a não temer, a olhar atentamente para  Ti. Estou aqui! Que  minhas inquietações sejam acalmadas, que este silêncio aconteça, estou sentada à Tua mesa. Teu é meu louvor! Entrego-me a Ti, quero e preciso confiar em Tua Palavra, me oferto a Ti para que Teu Espírito Santo aja e peço a graça de permitir que sejas na minha vida. Escuto teu apelo “anda na minha presença e sê integra”(Gn 17, 1b), este é o convite a estar diante de Ti, a não criar caminhos que fujam das promessas que tens para mim,  ajuda-me a viver Tua vocação em minha vida, a deixar-Te agir! Meu Deus, quanto temo como Moisés, toca-me para que eu te acolha e que meu egoísmo não me faça querer ser Deus de minha história. Falas que “sou tua serva, me escolhestes; e não me rejeitaste!”, pedes para que eu não tema, porque estas comigo. Preciso servir sem medo, Tu és o autor de minha vida. Oh, Senhor, tuas palavras me confortam, meu coração está aquecido pelo teu amor e minha alma canta: “Cantarei ao Senhor, enquanto eu viver, louvarei ao Senhor enquanto existir. N’Ele encontro a minha alegria.”

    “Deus ama ao que dá com alegria”(2Cor 9,7b). Coloco na Tua presença tudo que sou, sinto em mim Teu Espírito Santo, sangue da nossa alma! Quero como Elias, exclamar que “consumo-me de zelo pelo Senhor”, preciso dá mais tempo de mim para Ti. “Sei que Tu nos ofertas luzes, quando precisamos delas” e isso me faz ter mais esperança. Obrigada Senhor por tamanha graça em nossas vidas! Teu amado Filho, Jesus Cristo, era tão humano como eu, mas sempre divino, Ele mudou José e Maria, e aprendeu junto com eles. Foi paciente, esperou que a graça acontecesse. Perdoa-me se estou apressando as coisas, colocando minhas vontades e desejos acima do Teu querer. Ajuda-me a olhar como Jesus olhava! Somente Tu sabes do que preciso e quando, hoje como Ana quero orar: “derramo a minha alma na presença do Senhor”(1Sam 1,15).
   Senhor dai-me a graça de desejar desejar (Santo Inácio). Sei que minha natureza humana tem resistência a Ti, que meu desejo deve estar entrelaçado com meu querer, que preciso despertar o desejo de desejar querer. O Espírito Santo faz sentir muitas necessidades em mim, dê-me Senhor a graça de deixar-Te me conduzir, a graça da confiança. Falta-me querer-Te Senhor! Preciso quebrar muitas barreiras interiores,  ter vida de oração, olhar além das aparências. Tu és Senhor, o meu consolo. Meu coração encontra o Teu querer em mim. Meu ser foge, mas Teu querer me agarra. Estou aqui!Faz tua serva crer e amar, sou tua criatura e quero louvar-te junto com tudo o que criastes. Me alma se alegra e canta. Jesus eu confio em vós!
   “...não se faça o que quero, senão o que tu queres.” Amar-Te sobre todas as coisas. Quantas vezes ferir Teu Sagrado Coração, como uma serva ingrata e egoísta, porém Vós me segurastes na queda. Esperas na porta, tocas meu coração, abre os meus olhos e ensina-me novos passos. Sou obra inacabada, falta muito, mas Tua graça é bem maior. Tu olhas em meus olhos e me enxergas como sou. Eu quero ser a argila de Teu novo vaso. Mesmo com minha humanidade e fragilidade, para Ti “nenhuma coisa é impossível” (Lc 1, 26-38).
   Ó Senhor me impulsionas a acreditar na graça, é graça de confiar na graça. Quantos impossíveis estão em mim, em meu consciente e inconsciente, quantos medos disfarçados de coragem, uma verdade maquiada. Tu és o meu possível! Derramo minha alma em teu altar, aqui estou como um novelo desarrumado pelas crianças, mas Tu tens a arte de renovar minhas forças.
    Amado Senhor, aqui na casa do oleiro, tua serva encontrou em Ti, quietude para a alma, tuas mãos tocaram na argila amassada pela tristeza, pela desesperança, pela agitação das coisas que se apressam, tuas mãos amassaram com amor, com carinho, com zelo... foi moldando-me; cada sopro do meu pulmão foi purificado. Tu convidas a entregar-Te tudo, cada desejo, cada querer.  A olhar teu sangue e água jorrados, derramado em meu ser. Quero teu querer, Senhor! Teu vaso novo volta para Galiléia. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário